Formas de resolver pequenos problemas de produção e/ou de melhor uso dos equipamentos
O objetivo deste conteúdo é entender como podemos classificar as falhas nos equipamentos, quais são os tipos e como é possível estruturar medidas eficientes para zerar a quebra/falhas mecânicas.
Tipos de quebra/falhas
Parada de Função
Surge no momento em que a máquina fica completamente paralisada. Exemplos de motivos comuns são a quebra de um componente hidráulico, a queima de um motor elétrico, a queima de um sensor ou a queima de um CLP ou IHM.
Redução da Função
Já na redução da função, temos defeitos parciais que ocasionam diminuição de produtividade, perda na agilidade, instabilidade na máquina, dentre outras dificuldades.
São exemplos de causas comuns para redução de função: instabilidade na pressão dos sistema de ar comprimido, que pode levar a perda de produtividade e desperdício de consumíveis e/ou do produto desgaste de esteiras e correias, fazendo com que a máquina trabalhe em uma velocidade abaixo da desejada; ou folga em componentes mecânicos que podem ocasionar perda de produto.
Dano Natural x Dano Causado
Devemos ter muita cautela pelo seguinte motivo: a qualidade dos insumos utilizados, a lubrificação com o óleo apropriado (e na quantidade certa), prorrogam a vida útil do equipamento mas não exclui a deterioração natural, que vai acontecer de um jeito ou de outro.
O dano natural pode ser ampliado pelo mau uso do equipamento, como quando ele é utilizado numa velocidade não prevista em seu projeto original apenas para atingir a produção, ou quando se realiza alguma modificação em componentes da máquina sem levar em conta possíveis efeitos no seu projeto original. Isso pode acabar provocando uma deterioração acelerada. Por outro lado, caso você deixe de fazer as revisões e a manutenção preventiva adequada, então está ocorrendo um dano causado.
Problemas Físicos x Problemas Psicológicos
Os problemas físicos são aqueles que não se consegue enxergar. Alguns exemplos são: a folga de uma correia que é detectada somente quando esta é desmontada, a calha de proteção dela, uma engrenagem de um sistema mecânico que só pode ser detectado depois da desmontagem do equipamento e poeira e sujeira também podem contribuir para a não identificação do problema, bem como o mau posicionamento de equipamentos ou insumos.
Por outro lado, os problemas psicológicos advém da falta de conhecimento e capacitação de operadores ou colaboradores, que não realizam as manutenções periódicas da máquina nem observam as melhores práticas em sua operação..
Para solucionar cada um desses problemas, seguem 6 dicas infalíveis que vão te ajudar a resolver as falhas nos seus equipamentos industriais.
1 - Organizar as falhas mais simples;
2 - Verificar como as máquinas vêm sendo utilizadas;
3 - Reparar as falhas identificadas no processo de execução;
4 - Utilizar peças de qualidade e de fornecedores confiáveis em sua máquina industrial;
5 - Corrigir problemas no planejamento;
6 - Oferecer treinamento frequente para todos os colaboradores.
Essas são as principais dicas que você precisa seguir para garantir a produtividade em sua empresa. Problemas podem acontecer, mas podem ser prevenidos quando acontece um bom planejamento e quando se tem colaboradores dedicados a manusear as máquinas da forma correta!
Gostou desse conteúdo ou tem alguma dúvida de como pode solucionar algum problema simples em sua máquina industrial? Entre em contato conosco pelo WhatsApp, será um prazer te atender!