5 Formas de reduzir custos com os consumíveis
Aprenda como reduzir os custos com os consumíveis da sua empresa e não ter prejuízos.
Sabendo da importância de se ter um controle financeiro em todos os departamentos de uma empresa, hoje o nosso conteúdo é para você que precisa reduzir custos com consumíveis, afinal de contas são eles que demandam 80% do processo de produção.
Separamos 5 dicas para auxiliar você a reduzir esses custos no seu negócio e não ter problemas com seu caixa.
1. Analisar os Custos dos Consumíveis:
O primeiro passo é ter conhecimento do valor de cada consumível, todos os suprimentos devem ser contabilizados e registrados corretamente.
Com a análise destes custos, é possível verificar qual consumível/peça está demandando mais recursos e, assim, encontrar soluções para sanar os custos elevados.
2. Planejamento Financeiro:
Após detalhar cada custo e as despesas, saber separá-los entre fixos e variáveis pode ajudar a verificar se determinada peça/consumível é realmente necessária para o seu estoque e clientes, e assim conseguir dar atenção para as que não são. Porque não adianta você ter um estoque lotado e os seus clientes não consumirem boa parte dele.
3. Cuidados com os Consumíveis:
Além do processo de análise dos valores dos consumíveis é muito importante que os colaboradores e os clientes entendam que as peças precisam de um certo cuidado ao serem manuseadas.
Cada máquina exerce uma função, logo, é necessário que quem for utilizá-la entenda perfeitamente cada processo para que não aconteça nenhum imprevisto que acabe atrapalhando toda a produção.
Se você tem profissionais para auxiliar no manuseio da máquina, aconselhamos que sejam feitos treinamentos mensais para que tudo ocorra da melhor maneira possível e para não atrapalhar a produtividade da equipe.
4. Investir em Capacitação
Colaboradores mais capacitados e qualificados têm um melhor desempenho em seus serviços, o que automaticamente diminui o tempo gasto para executá-los.
Se sua empresa não tem recursos disponíveis para investir em cursos de capacitação, uma alternativa é incentivar os próprios gestores da empresa e dar oportunidades para aqueles que se esforçam em trazer bons resultados.
5. Despesas Básicas
E por último, mas não menos importante: controlar os gastos.
Se você tem um amplo estoque de peças/consumíveis, você precisa analisar quais têm tido mais saída e quais são os que têm menos saída. Não é vantajoso ter em seu estoque peças que nunca são utilizadas, então se você fizer esse levantamento e identificar peças “sobrando” tente negociar com seus fornecedores a troca por peças que utiliza com mais frequência. Assim você conseguirá ter um movimento de caixa e ainda ganhar em produtividade, pois se algum imprevisto acontecer estará preparado e não perderá tempo.
Ao analisar todos os seus gastos, é possível ter uma visão mais ampla de onde se conseguirá reduzir os custos com os consumíveis, evitando assim prejuízos para a sua empresa e seus clientes.
Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo WhatsApp, será um prazer te atender!